quarta-feira, 11 de novembro de 2015

As vitórias brasileiras no GP do Brasil.

Com o GP do Brasil se aproximando, todos começam a se lembrar de corridas que aconteceram em solo brasileiro e deram vitórias para os nossos pilotos. Os brasileiros da F1 já venceram em casa 9 vezes, de 1973 a 2008. Relembre os triunfos verde e amarelos em Interlagos e Jacarepaguá no post de hoje:

 
                                                          As vitórias de Fittipaldi (1973 e 1974): 


Em 1973 ocorreu a 1° edição oficial do Grande Prêmio do Brasil, a corrida foi disputada em Interlagos. O então campeão mundial Emerson Fittipaldi corria pela primeira vez em casa e era um dos favoritos para vencer. E não é que venceu! Emerson largou em 2° e conseguiu superar seu companheiro de equipe na Lotus Ronnie Perterson para triunfar a sua ''Home race''.

Em 1974, já na McLaren a torcida estava eufórica com Emerson que daria mais uma vez um espetáculo ao público brasileiro. largou em 1° e dominou a corrida inteira, venceu pela segunda vez o GP do Brasil.

                                                                  José Carlos Pace em 1975:


O francês Jean Pierre Jarier largou na Poleposition, Fittipaldi em segundo. Jarier abandonou na volta 32 com problemas na bomba de combustível, mas dentro das estratégias de corrida José Carlos Pace é quem se deu bem, assumiu a ponta, deixou as McLarens para traz e trouxe seu Brabham para vitória. Foi a 1° dobradinha brasileira com Pace em 1° e Fittipaldi em 2° e a única vitória dele na Fórmula 1.

As vitórias de Nelson Piquet (1983 e 1986).


Nelson foi o único dos brasileiros a vencer em Jacarepaguá, o tri-campeão venceu duas vezes.
Em 1983 Piquet largou em 5°após uma qualificação onde sua Brabham não rendeu como o esperado. Na corrida, Piquet foi bem melhor, teve um ritmo forte e contou um pouco com a sorte, por isso pôde vencer pela 1° vez em casa.

A 1° corrida da clássica temporada 1986, onde Nelson e Ayrton duelaram até fazerem uma dobradinha. corrida essa que marcou a estreia de Piquet na Williams.
Na qualificação, Senna se deu melhor e largou em 1°, com Piquet em 2°, na corrida os dois brasileiros trocaram de posições várias vezes durante a prova,  mas por fim Piquet se deu melhor com uma estratégia e consumo de pneus mais administrado. Foi a 1° dobradinha brasileira desde aquela de Pace e Fittipaldi, coincidentemente no Brasil novamente.

                                                     Vitórias de Ayrton Senna (1991 e 1993). 


Já no reformulado Interlagos, Senna venceu 2 vezes, corridas históricas e celebradas pelo público e por Senna também. 

Em 1991 Senna largou em 1° e tinha tudo para vencer de maneira fácil depois que Mansell que vinha em 2° até próximo abandonou. Mas não foi nada fácil para Ayrton levar sua McLaren até a linha de chegada. Nas últimas voltas Senna começou a ter problemas no seu câmbio e por fim a 6° marcha ara a única que funcionava corretamente. Senna por isso vinha fazendo tempos cada vez piores e o 2° colocado Riccardo Patrese vinha se aproximando. Por fim Senna controlou sua McLaren até a bandeirada e venceu pela 1° vez em território brasileiro. 

Em 1993, As Williams de Damon Hill e Alain Prost  como melhores carros do grid, fizeram o dever de casa e largaram na 1° fila, Senna fez o que pôde, mas só largou em 3°. De início a corrida parecia ser de Prost novamente, mas Senna mostrou um grande ritmo tentando partir pro ataque de Hill, porém Prost só aumentava a vantagem. Na volta 27 começou chover, e com a pista molhada o líder Prost não tinha mais o controle do carro e o que parecia uma corrida em mãos acabou sendo uma decepção para o francês após rodar e abandonar. Com isso Hill pulou para ponta, mas não foi capaz de segurar Senna com toda sua experiência e habilidade na chuva após uma ótima estratégia nos Boxes. Senna venceu de forma brilhante o seu 2° GP do Brasil e  para ficar mais marcante ainda, a torcida invadiu a pista para comemorar e interditou a passagem dos carros, Senna foi levado no Carro de resgate ao pódio ( Um Tempra 1.4, só para não pensarem que era um carrão) e chegando lá ainda recebeu o troféu de vencedor do lendário penta campeão mundial Juan Manuel Fangio.

Vitórias de Felipe Massa (2006 e 2008).


Em 2006, Massa conquistou sua 2° vitória e 1° no Brasil. Desde Ayrton Senna em 1993 um brasileiro não conquistava esse feito. Massa largou na pole e manteve-se na liderança quase de ponta a ponta, outras duas coisas chamaram a atenção, Massa usando um macacão verde e amarelo e também a despedida de Michael Schumacher da Ferrari.

A vitória de Massa em 2008 foi uma das mais inesquecíveis da memória do fã de F1, pois era decisão do título de 2008. Massa veio confiante e anotou o melhor tempo de Sábado, na corrida manteve a liderança de ponta a ponta. A história da corrida que deu o título para Hamilton não se encaixa nesse post, mas isso faz com que muitos nem lembrem que Massa venceu e teve um ótimo fim de semana.




Clique aqui para:
 
Curtir-Nos no Facebook!

Ler outros textos do blog



Valeu!